Resultados de Pesquisa

.

18 de setembro de 2007

Abe ainda se recupera mas pode tomar decisões, diz porta-voz

Da Efe, em Tóquio

O primeiro-ministro demissionário do Japão, Shinzo Abe, está se recuperando no hospital mas mantém a sua "capacidade para tomar decisões", segundo seu porta-voz, Kaoru Yosano, que afirma que ele pode manter o cargo.

Abe foi internado na quinta-feira (13), um dia depois de anunciar sua renúncia de forma inesperada. Ele sofria de uma afecção gastrointestinal associada ao estresse.

O primeiro-ministro está sendo alimentado por soro, e não apresentou sinais de melhora nos seis dias que passou hospitalizado. "Sua capacidade para tomar decisões não foi afetada de nenhuma maneira. Continuamos consultando o primeiro-ministro nas questões que exijam a sua palavra final", disse Yosano, segundo a agência Kyodo.

Em um primeiro momento, os médicos acreditaram que bastariam três a quatro dias de internação para Abe. Mas ele deverá ficar no hospital até o próximo final da semana. Novo primeiro-ministro japonês será eleito dia 25 de setembro

Substituto

O novo primeiro-ministro japonês, que substituirá Abe, deverá ser eleito pelo Parlamento no dia 25 de setembro, informou nesta terça-feira o porta-voz do governo, Kaoru Yosano.

Os dois grandes partidos japoneses, o liberal-democrata (PLD) e o Democrático (PLD), estão de acordo com a data para a posse do futuro chefe de governo, de acordo com a Kyodo.

O nome do futuro governante será decidido neste domingo (23) nas eleições internas do PLD, por 528 parlamentares e delegados regionais. Eles representam quase 1,2 milhão.

A próxima segunda-feira (24) é feriado no Japão, que celebra o Dia do Equinócio.

Portanto, o Parlamento só voltará a se reunir na terça-feira, quando as duas Câmaras votarão a favor ou contra o candidato do PLD.

Maioria

Mas a decisão final está nas mãos da Câmara Baixa, onde o partido tem maioria esmagadora. Antes da votação será dissolvido o governo de Shinzo Abe, que no dia 12 anunciou de forma surpreendente a sua renúncia antes de completar um ano no governo.

A imprensa japonesa dá como certo que o futuro primeiro-ministro será Yasuo Fukuda, de 71 anos. Ele só tem um adversário: Taro Aso, um colaborador próximo de Abe, que já admitiu sua provável derrota.

Fukuda, que foi porta-voz do ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi, tem o apoio de oito facções do partido.

Nenhum comentário: