Resultados de Pesquisa

.

4 de setembro de 2007

Episódios de violência deixam 19 mortos no Afeganistão

Agencia Estado

Forças afegãs de segurança anunciaram hoje que mataram um suposto comandante militar do Taleban que estaria por trás do seqüestro de 23 religiosos sul-coreanos em julho. Segundo Kazim Allayar, vice-governador de Ghazni, um comandante identificado como mulá Mateen estava entre os pelo menos 16 militantes mortos em choques ocorridos entre ontem e hoje na província, situada na região central do Afeganistão.

Ainda de acordo com Allayar, Mateen teria desempenhado um papel de destaque no seqüestro dos 23 sul-coreanos - dos quais 21 foram libertados e dois, executados -, tendo inclusive participado do estágio inicial das negociações para a libertação dos reféns. Allayar disse que o mulá Abdullah Jan, outro líder taleban procurado sob suspeita de participação no seqüestro, ainda está á solta.

Mas Qari Yousef Ahmadi, que identifica-se como porta-voz do Taleban em contatos com a imprensa, alegou que sete combatentes comuns perderam a vida nos episódios mencionados por Allayar e que não havia nenhum comandante do grupo entre os mortos. Ainda de acordo com Ahmadi, o Taleban não possui nenhum comandante militar chamado mulá Mateen. Ele disse inclusive desconhecer a quem o governo estaria se referindo.

Enquanto isso, três policiais afegãos morreram em ações suicidas entre ontem e hoje. Os ataques contra policiais ocorreram hoje em Kunduz, onde dois morreram, e ontem em Paktika, onde um oficial perdeu a vida.

Atualmente, a violência no Afeganistão encontra-se no pior nível desde que forças estrangeiras lideradas pelos Estados Unidos invadiram o país no fim de 2001 em resposta aos ataques de 11 de setembro daquele ano. Mais de 4.200 pessoas já perderam a vida em incidentes relacionados à insurgência desde o início de 2007, segundo dados fornecidos por fontes locais e ocidentais compilados pela Associated Press.

Nenhum comentário: