Resultados de Pesquisa

.

10 de setembro de 2007

Imprensa de Portugal diz que DNA em quarto é de Madeleine; detetive critica "exame"

Da Folha Online

Dois dos três vestígios biológicos recolhidos pela polícia no apartamento e no carro utilizados pelos McCann no complexo turístico de Praia da Luz, na região do Algarve, correspondem ao DNA da menina britânica Madeleine McCann, 4, desaparecida desde o dia 3 de maio, segundo os jornais "O Público" e "Correio da Manhã", de Portugal. Os jornais citam a rede de TV britânica Sky News como fonte das informações.

A combinação da análise de DNA seria de mais de 80%, segundo o jornal "Diário de Notícias". A Polícia Judiciária ainda não divulgou oficialmente qual é a taxa de combinação do DNA recolhido.

No último sábado, Mark Williams-Thomas, um antigo detetive e especialista em proteção de crianças, disse ao jornal britânico "The Independent" que há a possibilidade de contaminação da amostras de DNA pela própria polícia portuguesa, que ele afirmou não utilizar as precauções necessárias na coleta de material. O jornal britânico "The Guardian" também cogita a hipóteses de contaminação das mostras de DNA. Além disso, como os envolvidos seriam da mesma família, os resultados poderiam levar a interpretações errôneas.

hoje, o "Diário de Notícias" também publicou que a Polícia Judiciária informou ter indícios suficientes para incriminar Kate e Gerry pela morte e posterior ocultação de cadáver da filha.

O corpo de Maddie teria sido ocultado no carro que o casal alugou 25 dias depois do desaparecimento da menina. A hipótese também foi rebatida pelos veículos ingleses. O principal argumento dos especialistas entrevistados pelo "Guardian" e o "Independent" é de que seria muito tempo para se esconder um cadáver sem que o cheiro se espalhasse pelo local.

O procurador do Ministério Público de Portimão receberá o relatório dos depoimentos realizados com Kate e Gerry separadamente nas últimas quinta-feira (6) e sexta-feira (7). Com ente material, segundo o "Diário de Notícias", o juiz pode pedir a volta do casal a Portugal.

Os pais de Madeleine foram considerados oficialmente suspeitos de seu desaparecimento na última sexta-feira (7). Eles retornaram ao Reino Unidos com seus dois filhos mais novos, os gêmeos Sean e Amélie, de 2 anos, neste domingo.

Segundo o "Diário de Notícias", fontes policiais afirmaram que a partida do casal para o Reino Unido foi uma "espécie de fuga". No entanto, há algumas semanas os McCann haviam anunciado que voltariam em breve a Rothley, na Inglaterra, onde vivem habitualmente.

Uma busca na região da Praia da Luz com cães farejadores estava prevista para hoje, mas não ocorreu. De acordo com o "Correio da Manhã", a polícia informou que esta ação será feita de maneira mais discreta, nos próximos dias. As buscas agora focam em encontrar o corpo de Madeleine.

Nenhum comentário: