Resultados de Pesquisa

.

24 de setembro de 2007

Lula: números do PAC são mais do que positivos

Da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta segunda-feira um balanço dos dados de execução do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e disse que "os números são mais do que positivos". Lula destacou que apenas 9,7% das ações do PAC foram classificadas pela coordenação do programa como preocupante e, em relação a abril, a parcela de obras com andamento normal aumentou, assim como a quantidade de ações acompanhadas.

Há cinco meses, 52% das obras estavam num ritmo adequado. Hoje, esse índice chega a 80%. As ações acompanhadas pelo governo aumentaram para 2.014. Segundo o presidente, quase 500 ações a mais do que em maio. "[Isso] significa que o PAC está andando dentro daquilo que nós tínhamos programado. É um acompanhamento sistemático, um acompanhamento envolvendo a imprensa, envolvendo a sociedade para que o PAC comece, a partir do ano que vem, a funcionar 100% a todo o vapor", afirmou em seu programa de rádio 'Café com o Presidente'. "Algumas obras já estão andando muito bem, outras obras vão começar a andar.

"O presidente ainda disse ter a expectativa de que, em fevereiro do próximo ano, quase todas as obras de saneamento básico do PAC já estejam iniciadas. "São praticamente R$ 40 bilhões em quatro anos", explicou.

Quanto aos recursos do Orçamento da União para as obras, o presidente disse que, para este ano, estão previstos R$ 14,771 bilhões. Desse total, quase 10% já foram pagos, mas ressalvou que "muito mais já foi empenhado". Lula disse que, até o final do ano, deve haver uma participação maior de pagamento. "Acho que vamos entrar o próximo ano com o PAC a todo o vapor.

""O PAC, na verdade, é um desafio. Não apenas para o governo, mas um desafio para a participação da iniciativa privada junto com o governo na construção da infra-estrutura que falta para o país", disse Lula, ao destacar que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o aumento do salário, a queda do desemprego, o crescimento do consumo das famílias brasileiras são aspectos que estão intimamente ligados ao PAC.

Nenhum comentário: