Resultados de Pesquisa

.

15 de setembro de 2007

Grupo anuncia saída de aliança xiita no governo iraquiano

da Efe, em Bagdá

O movimento xiita iraquiano dirigido pelo clérigo Moqtada al-Sadr anunciou hoje que sairá da Aliança Unida Iraquiana (AUI), plataforma política que atualmente governa o país e à qual pertence o primeiro-ministro Nouri al-Maliki.

25.mai.2007/Ali Abu Shish/Reuters

Xiita Muqtada al Sadr anunciou saída da Aliança Unida Iraquiana

"O grupo de Sadr realizará uma reunião na tarde deste sábado e depois anunciará em entrevista coletiva em Najaf sua saída da AUI", disse um porta-voz do grupo, citado pela agência iraquiana "Aswat al-Iraq".

A retirada do grupo de Sadr, conhecido por sua ferrenha oposição à presença americana, será um duro golpe para a coalizão de governo, que atualmente conta com 115 dos 275 assentos do Parlamento, depois que em março saiu dessa plataforma o também xiita Partido da Virtude, por não compartilhar com a 'política sectária de Maliki'.

Se esta decisão de Sadr, já levantada na terça-feira passada, se consumar, a AUI ficaria com apenas 85 deputados dentro da câmara legislativa, o que colocaria em ainda mais aperto o já acossado governo Maliki.

Em abril passado, o grupo Sadr retirou os seis ministros que tinha no Executivo, entre eles o de Saúde.

Depois a sunita Frente do Consenso Iraquiano e a Lista do Acordo Nacional Iraquiano (xiitas laicos) tiraram seus ministros do governo, no início de agosto.

Para compensar, a AUI buscou a aliança da Aliança Curda, segunda força política com 53 cadeiras, em uma tentativa de encontrar o apoio necessário para se manter no governo.

Abu Ali

Ainda nesta manhã, o exército americano comunicou a morte de um dirigente da milícia xiita da cidade de Diwaniya, capital da província de Al-Qadisiyah, 180 quilômetros ao sul de Bagdá.

Segundo um comunicado americano, as forças especiais iraquianas --com o apoio das forças multinacionais --mataram "o líder radical das milícias xiitas" durante uma operação realizada na quinta-feira passada.

A nota identifica o líder miliciano como Najah al-Aqraa, conhecido como Abu Ali, e afirma que era responsável por um grupo de 25 combatentes que realizaram ataques com morteiro e armas leves contra as forças multinacionais mobilizadas nesta cidade.

Após a chegada das tropas ao local onde Aqraa estava, este atirou contra os efetivos.

Os soldados responderam aos disparos do dirigente miliciano e o mataram, acrescenta o comunicado.

na operação foi também detido um suposto miliciano que atirou contra as forças de segurança a partir de um edifício próximo.

Foram registrados nos últimos meses enfrentamentos em Al-Diwaniya entre as milícias do líder xiita Moqtada al-Sadr e do Exército iraquiano, o que levou o Executivo a reforçar os dispositivos de segurança na cidade.

Nenhum comentário: