Resultados de Pesquisa

.

7 de setembro de 2007

EUA analisam possível novo vídeo de Osama Bin Laden

Reuters A ser confirmada a sua autenticidade, este será o primeiro vídeo de Bin Laden em três anos

A Administração norte-americana obteve uma cópia de um alegado novo vídeo de Osama bin Laden, que organizações islamistas pretendem divulgar aquando do sexto aniversário dos atentados de 11 de Setembro.

"Podemos confirmar que a Administração obteve uma cópia do alegado novo vídeo e que este está a ser analisado", disse um responsável norte-americano em declarações à Reuters.

A informação de que a Al-Qaeda se preparava para divulgar novas imagens do seu líder foi anunciada ontem por dois centros norte-americanos especializados na vigilância de sites radicais islamistas.

"O SITE Intelligence Group soube que está iminente a publicação de um novo vídeo do líder da Al-Qaeda", revela um comunicado da organização, enquanto o IntelCenter avança que a rede terrorista "anunciou oficialmente que será difundida em breve uma nova declaração de Osama bin Laden ao povo americano por ocasião do sexto aniversário do 11 de Setembro".

Num fórum extremista terá mesmo sido utilizada a expressão "prenda de Bin Laden" para o aniversários dos atentados em Nova Iorque e Washington, mas o SITE minimiza os receios, sustentando que este é um termo habitualmente usado para acções de propaganda e não para anunciar novos atentados.

Segundo as agências internacionais, o alerta das duas organizações prende-se com uma mensagem colocada ontem em vários fóruns extremistas pela As-Sahab, a entidade responsável pelas mais mediáticas acções de propaganda da Al-Qaeda.

"Em breve, se Alá o permitir, será divulgado um novo vídeo de Osama bin Laden, Alá o preserve", lê-se na mensagem assinada pela As-Sahab. A acompanhar a mensagem surge uma fotografia do líder da Al-Qaeda, aparentemente mais velho do que nas fotografias até agora conhecidas.

Segundo a televisão árabe Al-Jazira, é provável que o vídeo seja divulgado nos próximos três dias, numa altura em que os norte-americanos se preparam para recordar as mais de três mil vítimas do ataque atribuído à Al-Qaeda.

Os serviços secretos norte-americanos ainda não comentaram as imagens, mas a cópia obtida será agora alvo de análise, com o objectivo de tentar datar o vídeo e conseguir obter informações adicionais sobre Bin Laden.

A confirmar-se a sua autenticidade, este será o primeiro vídeo do líder da Al-Qaeda em três anos. As últimas imagens datam de Novembro de 2004, dias antes das eleições presidenciais que permitiram a reeleição de George W. Bush — desde então foram conhecidas várias gravações áudio.

Alguns analistas admitem que a redução do número de mensagens visa aumentar o impacto das mesmas, reservadas para momentos-chave, mas outros sustentam que o saudita, de 50 anos, sofre de insuficiência renal, estando demasiadamente frágil para surgir em frente às câmaras mais frequentemente.

Nenhum comentário: