Resultados de Pesquisa

.

4 de setembro de 2007

Comandante taliban envolvido no sequestro de sul-coreanos terá sido abatido

Um comandante da guerrilha taliban que se suspeita estar envolvido no sequestro de 23 missionários sul-coreanos estará entre os rebeldes mortos na noite passada em confrontos no sul do Afeganistão, anunciou a polícia local.

Reuters

Os 21 reféns sobreviventes foram libertados após negociações directas entre diplomatas sul-coreanos e os taliban

"Matámos 16 combatentes inimigos, entre eles o 'mullah' Mateen, um comandante taliban que, juntamente com o 'mullah' Abdullah Jan, foi uma dos responsáveis pelo sequestro dos sul-coreanos", afirmou Ali Ahmadzai, chefe da polícia da província de Ghazni, no sul do Afeganistão, acrescentando que a sua identidade já foi confirmada.

Os combates decorreram na última noite no distrito de Qarabagh, precisamente onde o grupo de sul-coreanos foi sequestrado, a 19 de Julho. A libertação dos 21 sobreviventes — dois homens foram mortos nas primeiras semanas do rapto — aconteceu apenas na semana passada, depois da Coreia do Sul ter enviado ao Afeganistão diplomatas para negociarem directamente com os taliban.

Confrontado com esta informação, um porta-voz do contingente norte-americano limitou-se adiantar que foram mortos "vários" rebeldes durante os combates. "Os combatentes visados na operação desta madrugada em Ghazni estavam envolvidos em actividades contra as nossas forces. Não sabemos ainda se estariam ou não implicados no sequestro", afirmou.

Os confrontos da noite passada são os mais recentes de uma série de combates no sul do Afeganistão, uma zona onde os apoiantes do antigo regime gozam de ampla liberdade de movimentos. As forças da NATO e dos EUA presentes na região garantem ter abatido centenas de rebeldes, mas os taliban admitem apenas um pequeno número de baixas.

Entretanto, os taliban já anunciaram que pretendem capturar cidadãos de outros países que participam na Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF, comandado pela NATO), a fim de os forçar a retirar as suas tropas do país.

Nenhum comentário: