Resultados de Pesquisa

.

8 de abr. de 2007

Tropas britânicas devem permanecer no Iraque até 2012--jornal

LONDRES (Reuters) - As tropas britânicas podem continuar servindo no Iraque por pelo menos mais cinco anos, afirmou um jornal neste domingo, citando o que disse ser um documento confidencial de planejamento militar.
O Sunday Telegraph disse que o documento, divulgado parcialmente ao jornal, "revela que as tropas continuarão servindo em operações no Golfo Pérsico até pelo menos 2012". Além disso, o jornal disse que o documento mostra que uma brigada mecanizada estava agendada para retornar ao Iraque em 2012.
Questionada sobre o relatório, a porta-voz do Ministério da Defesa disse: "O Exército planeja para um longo período de tempo e com todas as possibilidades e eventualidades. Isto não significa que qualquer uma destas possibilidades ocorrerá".
O primeiro-ministro, Tony Blair, disse em fevereiro que a Grã-Bretanha reduziria o número de soldados no Iraque de 7.100 para 5.500 no decorrer dos próximos meses, mas que os soldados permaneceriam no país até 2008, "por quanto tempo forem requisitados e tivermos um trabalho a cumprir".
Na quinta-feira, quatro soldados britânicos e um intérprete civil foram mortos por uma bomba de beira de estrada que destruiu o veículo blindado em que estavam na cidade de Basra, ao sul do Iraque.
As mortes elevaram para seis o número de soldados britânicos mortos no Iraque na semana passada, tornando-a a mais sangrenta desde a invasão do país em março de 2003. No total, 140 soldados britânicos foram mortos no Iraque.
(Por Adrian Croft)
{Costa}

Nenhum comentário: